PROFª TEREZINHA, AULAS DO 7º B
PROFª TEREZINHA, AULAS DO 7ºA
PROFª TEREZINHA, AULAS DE MOVIMENTO 6ºA
PROFª TEREZINHA, AULAS DO 6ºA/6ºB
Habilidade-Identificar e compreender como funciona o Sistema Sensorial
Experimento: Órgãos dos sentidos
OBA - OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA
APLICAÇÃO E GRUPO DE ESTUDO
ATIVIDADE DE LEITURA E ESCRITA
Produção de mapa conceitual
Os alunos após a leitura dos textos do livro didático realizavam a produção de mapas conceituais( que já era uma prática da professora) e posteriormente realizam uma explicação coletiva com intervenção da professora. A atividade se tornou permanente nos nonos anos e obteve resultados positivos que foram diagnosticados nas atividades avaliativas.
Atividades da Professora Eleana em parceria com a professora Terezinha- Projeto:
ESQUECENDO UM LIVRO ,realizado com as turmas dos 6ºs e 7ªs anos.
Atividades da Professora Terezinha- Projeto:
SEMEANDO A LEITURA - CIÊNCIAS HOJE , em parceria com a Professora Eleana, realizado com as turmas 7ªs A e B.
Terezinha 2019
Atividades de Leitura - Segundo Semestre - Professora Priscilla
Produção de mapa conceitual
Os alunos após a leitura dos textos do livro didático realizavam a produção de mapas conceituais( que já era uma prática da professora) e posteriormente realizavam uma explicação coletiva com intervenção da professora. A atividade se tornou permanente nos nonos anos e obteve resultados positivos que foram diagnosticados nas atividades avaliativas.
Pesquisa, produção de cartazes e seminário sobre métodos de conservação de alimentos
Os alunos realizaram uma pesquisa em grupo sobre os métodos de conservação de alimentos e em seguida com seus respectivos grupos produziram um cartaz e explicaram para a turma os princípios da conservação do método estudado.
Painéis de leitura científica: Os alunos dos nonos anos após terem pesquisado artigos ou textos científicos em revistas ou internet montam painéis para leitura coletiva.
Atividade de investigação proposta pelo caderno do aluno - Professora Priscilla
.Nessa atividade os alunos usaram os conceitos de hipóteses e investigação por estimativa e posteriormente fizeram uma síntese de suas idias na lousa para posterior discussão coletiva
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E EXPERIMENTAIS - 7º ANOS A E B - PROFESSORA PRISCILLA
MODELO DE CÉLULA COMESTÍVEL
Após a aula teórica sobre os tipos de células os alunos produziram modelos de células procariontes, eucarionte animal e vegetal com materiais comestíveis em seguida eles nomearam as organelas e explicaram suas funções para a turma.
COLETA DE MICRORGANISMOS EM LUGARES DIFERENCIADOS DA ESCOLA
A atividade proposta no caderno tem como objetivo evidenciar que os microrganismos estão em todos os lugares, para essa atividade os alunos coletaram amostras em meio de cultura e aguardaram cinco dias para a discussão dos resultados e análise das respostas do caderno do aluno.
FERMENTAÇÃO
A atividade inicial é um teste de fermento biológico para se investigara sobre a ação de qual ingrediente ele atua e posteriormente uma receita com a participação da mão do aluno Miguel.
Profª Terezinha - 6º anos A/B
Objetivo: Organizar sobre os fenômenos naturais como vulcões, terremotos e tsunamis
Atividade realizada pelos alunos apresentando sobre os fenômenos naturais.
Profª Terezinha- 6º anos A/B
Objetivo: Interpretar e elaborar imagens e modelos representativos da estrutura interna da Terra; Identificar características físicas sobre o interior da Terra apresentadas em textos e imagens.
Profª Terezinha- 6º anos A/B -postadas em 08/11/2018
Pesquisa realizada e apresentações feitas pelos alunos a respeito da Situação de Aprendizagem 10- Medidas de tempo: relógios de água, de areia, mecânico e elétrico.
Profª Terezinha- 6º anos A/B-(postadas em 03/11)
Situação de Aprendizagem 5- Terra: Esfericidade e Representações
Representação do Planeta Terra, transformando um planisfério em um globo terrestre construindo com os alunos
Profª Terezinha- 6º anos A/B
Situação de Aprendizagem 4-A produção diária de resíduos
Situação de Aprendizagem 4-A produção diária de resíduos
Produção de cartazes e histórias em quadrinhos com o tema "Dengue"
TEREZINHA - 8º ANOS A/B/C
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2- CALENDÁRIOS
OBJETIVO:Interpretar e analisar textos que utilizam dados referentes a diversos tipos de calendários
Seminário de apresentação sobre os calendários: Chinês, Maia e o da Revolução Francesa discutindo sobre qual calendário a turma acharam mais interessante e por que motivo.
TEREZINHA- 6º ANOS A/B
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 10 - CROMATOGRAFIA EM PAPEL OBJETIVO: Diversificando metodologias em parceira com a Profª Claudia da disciplina de artes no conteúdo referente a aplicação de tintas de cromatografia no papel também presentes em obras artísticas do pintor "Monet" desenvolvendo assim a interdisciplinaridades.
7º ano A e 7º ano B - Professora Priscilla
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 7 - A VIDA – DIFERENTES EXPLICAÇÕES PARA A SUA ORIGEM
Objetivo: Incentivar a reflexão dos alunos a respeito
de algumas das explicações existentes para
o surgimento da vida em nosso planeta. O
intuito principal é fazê-los perceber que, dependendo
do contexto histórico, social, político ou
cultural em que estão inseridas, as pessoas tendem
a aceitar diferentes modelos explicativos
para o mesmo fenômeno. Enfatiza-se a importância
de conhecer, valorizar e respeitar essa
diversidade de explicações. Pretende-se que a
Ciência seja abordada como parte da cultura
humana, e não como um conhecimento de
maior valor, quando comparado aos demais.
Atividades: peça de teatro sobre as teorias de origem da vida.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6 - CONSTRUINDO O SISTEMA SOLAR EM ESCALA
Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade
de estimar e comparar as distâncias
entre os corpos celestes de uma forma mais
próxima à realidade.
Atividade:Construção de modelos do Sistema Solar
9º ano A e 9º ano B - Professora Priscilla
Situação de aprendizagem 12 - Os efeitos e riscos do uso de drogas
Esta Situação de Aprendizagem propõe
discussões e pesquisas orientadas cujos principais
objetivos são informar os alunos a respeito
das características e do efeito de drogas lícitas
e ilícitas e, também, proporcionar momentos
de reflexão que acreditamos ser importantes
subsídios para futuras decisões que eles
venham a tomar.
Atividade: Seminário com utilização de recursos audiovisuais e peça teatral
8°s ANOS A, B e C- Profª Terezinha
Habilidades: Reconhecer as principais mudanças corporais que ocorrem em ambos os sexos da espécie humana durante a puberdade.
Atividade prática de medida corporal, para construção de tabela e gráfico de altura x idade e interpretação de gráficos de crescimento diferenciado de meninos e meninas.
9º ano A e B - Professora Priscilla
Dinâmica de Boas vindas: A importância do trabalho em equipe e da contribuição individual de cada um no processo de aprendizagem
Plano Emergencial: Retomada dos conteúdos do oitavo ano através de atividades em grupo e apresentações teatrais dos principais conceitos com intervenção da professora e esclarecimento de dúvidas
7º ano A e 7º ano B - Professora Priscilla
Situação de aprendizagem 2 -Observando movimentos no céu
Objetivo:Identificando os pontos cardeais –
construindo uma bússola
Material necessário: um ímã ; uma agulha; um pedaço de
papel toalha;um vasilhame com água.
Situação de aprendizagem 6 - Construindo o |Sistema Solar em escala
Objetivo:Fazer estimativas de tamanhos e distâncias incomuns no cotidiano;
Fazer medições de comprimento e distância
6º ANOS A / B
TEMA 2- FONTES, OBTENÇÃO, USOS E PROPRIEDADES DOS MATERIAIS
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 7- PROPRIEDADE ESPECÍFICAS E USOS DOS MATERIAIS
Habilidades: Identificar características dos materiais para classificá-los de acordo com suas propriedades específicas e reconhecer usos de diferentes materiais no cotidiano e no sistema produtivo.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6 - O CICLO HIDROLÓGICO E O USO DA ÁGUA PELO SER HUMANO
CONSTRUÇÃO DE UM DESTILADOR RUDIMENTAR
Habilidades: Construir o conceito de ciclo hidrológico, de maneira a interpretar os diversos caminhos da água no ambiente
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5- A AÇÃO DOS DECOMPOSITORES NO APODRECIMENTO DO MINGAU
Habilidades: Investigar o que influência a velocidade de apodrecimento do mingau.
PROFESSORA TEREZINHA- 6º ANOS A/B - 1º SEMESTRE
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2-INVESTIGANDO UM AMBIENTE
HABILIDADE- OBSERVAÇÃO ORIENTADA DE UM AMBIENTE
VISITA NO JARDIM DA ESCOLA E A HORTA
PAINEL DE
CIÊNCIAS APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO 8ºANOS
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 11- VERMINOSES
PROFESSORA PRISCILLA
PAINÉIS DE LEITURA CIENTÍFICA E CURIOSIDADES
Atividade desenvolvida pelos oitavos e nonos anos com o objetivo de desenvolver a competência leitora e escritora.
PROFESSORA PRISCILLA - 8º ANOS
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 8 - CORPO E ÓRGÃOS
A atividade tinha como objetivo realizar uma sondagem inicial sobre o conhecimento prévios dos alunos em relação aos sistemas reprodutores.
PROFESSORA TEREZINHA
8º e 9º anos seminários e rodas de conversa
PROFESSORA PRISCILLA
- Seminários sobre estações do ano
- Roda de conversa de avaliação do bimestre
DINÂMICA - CORPOS E ÓRGÃOS
7º anos A/B/C-Situação de Aprendizagem 3- Os micro-organismos e a produção de alimentos
Habilidades:Identificar e descrever a participação de micro-organismos na fabricação de determinados alimentos
7º anos A/B/C- Situação de Aprendizagem 2- Investigando diferentes métodos de conservação dos alimentos Habilidades: Realizar procedimento experimental a partir de coleta de dados e testando as especiarias
Habilidade: Realizar procedimento experimental a partir de orientações e coletar, registrar e interpretar dados experimentais (chão, lixeira,etc.)
7º anos A/B/C- Situação de Aprendizagem 10- As características básicas dos seres vivos Construção das células animal, vegetal e bacteriana
Habilidade:. Reconhecer funções da membrana celular, parede celular, citoplasma, organoides citoplasmáticos e núcleo para a vida da célula e do organismo em geral.
Cromatografia em Papel
6ºs anos A e B - Situação de aprendizagem 7 - Propriedades Específicas e Uso dos Materiais
6º anos A e B - SA 6 - CICLO HIDROLÓGICO E O USO DA ÁGUA PELO SER HUMANO
TESTE DE VERIFICAÇÃO DA TRANSPIRAÇÃO DAS PLANTAS
CONSTRUÇÃO DE UM TERRÁRIO
CONSTRUÇÃO DE UM DESTILADOR RUDIMENTAR
6ºanos- SA 5- A AÇÃO DOS DECOMPOSITORES NO APODRECIMENTO DO MINGAU
6ºs anos A e B O JOGO DA PRESA E DO PREDADOR
8º ANOS - REPRODUÇÃO HUMANA - CORPO E ÓRGÃOS
OS EFEITOS E RISCOS DO USO DE DROGAS
PALESTRA - VALMIR
5a SÉRIE/6o ANO- SA 2-POLUIÇÃO DA ÁGUA E IMPORTÂNCIA DO SANEAMENTO BÁSICO
Simulando duas etapas do tratamento de água
7º anos -Alunos construindo as células vegetal,bacteriana e animal
Profª Terezinha
7º anos - Construindo os fósseis
Profª Terezinha-Construção de Terrários
Com os 6ºs anos construindo Terrários no Laboratório de Práticas Experimentais
construção de terrários
ELETIVA HORTA
MARIA TEREZINHA E MARIA CREUZA / PARCERIA UNIMAR
HORTA LITERÁRIA- PROFª MARIA TEREZINHA
Maquete - Profª Terezinha
PRÁTICAS EXPERIMENTAIS
RESPIRAÇÃO E O NOSSO DIAFRAGMA -
7ª SÉRIES - PROF MARIA TEREZINHA
Nenhum comentário:
Postar um comentário