CIÊNCIAS







































6ºanos A/B-Terra  A/B-Terra                                                                                                                                                                                                                      





















































































PROFª TEREZINHA, AULAS DO 7º B






















 PROFª TEREZINHA, AULAS DO 7ºA





PROFª TEREZINHA, AULAS DE MOVIMENTO 6ºA





























PROFª TEREZINHA, AULAS DO 6ºA/6ºB
Habilidade-Identificar e compreender como funciona o Sistema Sensorial
Experimento: Órgãos dos sentidos
















































































OBA - OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA
APLICAÇÃO E GRUPO DE ESTUDO



ATIVIDADE DE LEITURA E ESCRITA
Produção de mapa conceitual 
Os alunos após a leitura dos textos do livro didático realizavam a produção de mapas conceituais( que já era uma prática da professora) e posteriormente realizam uma  explicação coletiva com intervenção da professora. A atividade se tornou permanente nos nonos anos e obteve resultados positivos que foram diagnosticados nas atividades avaliativas.
















Atividades da Professora Eleana em parceria com a professora Terezinha- Projeto:
ESQUECENDO UM LIVRO ,realizado com as turmas dos 6ºs e  7ªs anos.





























Atividades da Professora Terezinha- Projeto:
SEMEANDO A LEITURA - CIÊNCIAS HOJE , em parceria com a Professora Eleana, realizado com as turmas 7ªs A e B.




































Terezinha 2019







































































Atividades de Leitura  - Segundo Semestre  - Professora Priscilla

Produção de mapa conceitual 
Os alunos após a leitura dos textos do livro didático realizavam a produção de mapas conceituais( que já era uma prática da professora) e posteriormente realizavam uma  explicação coletiva com intervenção da professora. A atividade se tornou permanente nos nonos anos e obteve resultados positivos que foram diagnosticados nas atividades avaliativas.





































Pesquisa, produção de cartazes e seminário sobre métodos de conservação de alimentos
Os alunos realizaram uma pesquisa em grupo sobre os métodos de conservação de alimentos e em seguida com seus respectivos grupos produziram um cartaz e explicaram para a turma os princípios da conservação do método estudado.






Painéis de leitura científica: Os alunos dos nonos anos após terem pesquisado artigos ou textos científicos em revistas ou internet montam painéis para leitura coletiva.
 
















Atividade de investigação proposta pelo caderno do aluno -  Professora Priscilla
.Nessa atividade os alunos usaram os conceitos de hipóteses e investigação por estimativa e posteriormente fizeram uma síntese de suas idias na lousa para posterior discussão coletiva



ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E EXPERIMENTAIS  - 7º ANOS A E B - PROFESSORA PRISCILLA

MODELO DE CÉLULA COMESTÍVEL
Após a aula teórica sobre os tipos de células os alunos produziram modelos de células procariontes, eucarionte animal e vegetal com materiais comestíveis em seguida eles nomearam as organelas e explicaram suas funções para a turma.




























COLETA DE MICRORGANISMOS EM LUGARES DIFERENCIADOS DA ESCOLA
A atividade proposta no caderno tem como objetivo evidenciar que os microrganismos estão em todos os lugares, para essa atividade os alunos coletaram amostras em meio de cultura e aguardaram  cinco dias para a discussão dos resultados e análise das respostas do caderno do aluno.























FERMENTAÇÃO
A atividade inicial é um teste de fermento biológico para se investigara sobre a ação de qual ingrediente ele atua e posteriormente uma receita com a participação da mão do aluno Miguel.












Profª Terezinha -  6º anos A/B
Objetivo: Organizar sobre os fenômenos naturais como vulcões, terremotos e tsunamis
Atividade realizada pelos alunos apresentando sobre os fenômenos naturais.  




  

                                               Profª Terezinha-  6º anos A/B
Objetivo: Interpretar e elaborar imagens e modelos representativos da estrutura interna da Terra; Identificar características físicas sobre o interior da Terra apresentadas em textos e imagens.

Profª Terezinha-  6º anos A/B -postadas em 08/11/2018
Pesquisa realizada e apresentações feitas pelos alunos a respeito da Situação de Aprendizagem 10- Medidas de tempo: relógios de água, de areia, mecânico e elétrico.
                                








Profª Terezinha-  6º anos A/B-(postadas em 03/11)
Situação de Aprendizagem 5- Terra: Esfericidade e Representações
Representação do Planeta Terra, transformando um planisfério em um globo terrestre construindo com os alunos          


                                                        











                                                                                                                     Profª Terezinha-  6º anos A/B
                             Situação de Aprendizagem 4-A produção diária de resíduos 
                           Produção de cartazes e histórias em quadrinhos com o tema "Dengue" 


                                    

   TEREZINHA - 8º ANOS A/B/C 
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2- CALENDÁRIOS
OBJETIVO:Interpretar e analisar textos que utilizam dados referentes a diversos tipos de calendários
Seminário de apresentação sobre os calendários: Chinês, Maia e o da Revolução Francesa discutindo sobre qual calendário a turma acharam mais interessante e por que motivo.







TEREZINHA- 6º ANOS A/B
                            SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 10 - CROMATOGRAFIA EM PAPEL          OBJETIVO: Diversificando metodologias em parceira com a Profª Claudia da disciplina de artes no conteúdo referente a aplicação de tintas de cromatografia no papel também presentes em obras artísticas do pintor "Monet" desenvolvendo assim a interdisciplinaridades.

         














































7º ano A e 7º ano B - Professora Priscilla
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 7  - A VIDA – DIFERENTES EXPLICAÇÕES PARA A SUA ORIGEM

 Objetivo: Incentivar a reflexão dos alunos a respeito de algumas das explicações existentes para o surgimento da vida em nosso planeta. O intuito principal é fazê-los perceber que, dependendo do contexto histórico, social, político ou cultural em que estão inseridas, as pessoas tendem a aceitar diferentes modelos explicativos para o mesmo fenômeno. Enfatiza-se a importância de conhecer, valorizar e respeitar essa diversidade de explicações. Pretende-se que a Ciência seja abordada como parte da cultura humana, e não como um conhecimento de maior valor, quando comparado aos demais.
Atividades: peça de teatro sobre as teorias de origem da vida.



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6 -  CONSTRUINDO O SISTEMA SOLAR EM ESCALA  

Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de estimar e comparar as distâncias entre os corpos celestes de uma forma mais próxima à realidade.
 Atividade:Construção de modelos do Sistema Solar 












9º ano A e 9º ano B - Professora Priscilla

Situação de aprendizagem 12 - Os efeitos e riscos do uso de drogas
Esta Situação de Aprendizagem propõe discussões e pesquisas orientadas cujos principais objetivos são informar os alunos a respeito das características e do efeito de drogas lícitas e ilícitas e, também, proporcionar momentos de reflexão que acreditamos ser importantes subsídios para futuras decisões que eles venham a tomar.
Atividade: Seminário com utilização de recursos audiovisuais e peça teatral






8°s ANOS A, B e C- Profª Terezinha

Habilidades: Reconhecer as principais mudanças corporais que ocorrem em ambos os sexos da espécie humana durante a puberdade.
Atividade prática de medida corporal, para construção de tabela e gráfico de altura x idade e interpretação de gráficos de crescimento diferenciado de meninos e meninas.













9º ano A e B - Professora Priscilla
Dinâmica de Boas vindas: A importância do trabalho em equipe e da contribuição individual de cada um  no processo de aprendizagem 


Plano Emergencial: Retomada dos  conteúdos do oitavo ano através de atividades em grupo e apresentações teatrais dos principais conceitos com intervenção da professora e esclarecimento de dúvidas










 7º ano A e 7º ano B - Professora Priscilla
Situação de aprendizagem 2 -Observando movimentos no céu
Objetivo:Identificando os pontos cardeais – construindo uma bússola
Material necessário: um ímã ; uma agulha;  um pedaço de papel toalha;um vasilhame com água. 




Situação de aprendizagem 6 -  Construindo o |Sistema Solar em escala
Objetivo:Fazer estimativas de tamanhos e distâncias incomuns no cotidiano; Fazer medições de comprimento e distância












6º ANOS A / B
TEMA 2- FONTES, OBTENÇÃO, USOS E PROPRIEDADES DOS MATERIAIS
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 7- PROPRIEDADE ESPECÍFICAS E USOS DOS MATERIAIS
Habilidades: Identificar características dos materiais para classificá-los de acordo com suas propriedades específicas e reconhecer usos de diferentes materiais no cotidiano e no sistema produtivo.



































SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6 - O CICLO HIDROLÓGICO E O USO DA ÁGUA PELO SER HUMANO  
CONSTRUÇÃO DE UM DESTILADOR RUDIMENTAR
Habilidades: Construir o conceito de ciclo hidrológico, de maneira a interpretar os diversos caminhos da água no ambiente 
 










  



 











SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5- A AÇÃO DOS DECOMPOSITORES NO APODRECIMENTO DO MINGAU
Habilidades: Investigar o que influência a velocidade de apodrecimento do mingau.



































PROFESSORA TEREZINHA- 6º ANOS A/B - 1º SEMESTRE
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2-INVESTIGANDO UM AMBIENTE
HABILIDADE- OBSERVAÇÃO ORIENTADA DE UM AMBIENTE
VISITA NO JARDIM DA ESCOLA E A HORTA
































PAINEL DE CIÊNCIAS APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO 8ºANOS 
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 11- VERMINOSES

HABILIDADE : REPRESENTAR INFORMAÇÕES DOS CICLOS DE TRANSMISSÃO DAS VERMINOSES MAIS COMUNS    


    

                                   





PROFESSORA PRISCILLA 
PAINÉIS DE LEITURA CIENTÍFICA E CURIOSIDADES
Atividade desenvolvida pelos oitavos e nonos anos com o objetivo de desenvolver a competência leitora e escritora.


















PROFESSORA PRISCILLA - 8º ANOS
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 8 - CORPO E ÓRGÃOS
A atividade tinha como objetivo realizar uma sondagem inicial sobre o conhecimento prévios dos alunos em relação aos sistemas reprodutores.



















PROFESSORA TEREZINHA


























8º  e 9º anos seminários e rodas de conversa
               PROFESSORA PRISCILLA
  • Seminários sobre estações do ano
  • Roda de conversa de avaliação do bimestre








DINÂMICA - CORPOS E ÓRGÃOS





















7º anos A/B/C-Situação de Aprendizagem 3- Os micro-organismos e a produção de alimentos
Habilidades:Identificar e descrever a participação de micro-organismos na fabricação de determinados alimentos




                                                    

                                               

                                               

                      

                                       









 7º anos A/B/C- Situação de Aprendizagem 2- Investigando diferentes métodos de conservação dos alimentos                                                                                                                                           Habilidades: Realizar procedimento experimental a partir de coleta de dados  e testando as especiarias













                    7º anos A/B/C- Situação de aprendizagem 1- Os micro-organismos estão em todos os lugares


Habilidade: Realizar procedimento experimental a partir de orientações e coletar, registrar e interpretar dados experimentais (chão, lixeira,etc.)  












                                                     

  


                                                               


                      



                                                                                                                                                                7º anos A/B/C- Situação de Aprendizagem 10- As características básicas dos seres vivos Construção das células animal, vegetal e bacteriana
Habilidade:. Reconhecer funções da membrana celular, parede celular, citoplasma, organoides citoplasmáticos e núcleo para a vida da célula e do organismo em geral.












6ºs anos A e B - Situação de Aprendizagem 10- Fotossíntese e seus  Produtos Diretos e Indiretos 
Cromatografia em Papel






















6ºs anos A e B - Situação de Aprendizagem 8  A  Água e Propriedades de Usos.





























6ºs anos A e B - Situação de aprendizagem 7 -  Propriedades Específicas e Uso dos Materiais


















6º anos A e B -  SA 6 - CICLO HIDROLÓGICO E O USO DA ÁGUA PELO SER HUMANO 
TESTE DE VERIFICAÇÃO DA TRANSPIRAÇÃO DAS PLANTAS






                                                                                                                                                                                                    
                                                                                                                                                                                                                                                                            CONSTRUÇÃO  DE UM TERRÁRIO















                             CONSTRUÇÃO DE UM DESTILADOR RUDIMENTAR


                               





        



 






6ºanos- SA 5- A AÇÃO DOS DECOMPOSITORES NO APODRECIMENTO DO MINGAU














6ºs anos A e B O JOGO DA PRESA E DO PREDADOR



                                                                                                                                                                                                        6º anos A e B - SA 2- INVESTIGANDO UM AMBIENTE



















8º ANOS - REPRODUÇÃO HUMANA - CORPO E ÓRGÃOS





OS EFEITOS E RISCOS DO USO DE DROGAS
PALESTRA - VALMIR





5a SÉRIE/6o ANO- SA 2-POLUIÇÃO DA ÁGUA E IMPORTÂNCIA DO SANEAMENTO BÁSICO
 Simulando duas etapas  do tratamento de água
























    
        7º anos -Alunos construindo as células vegetal,bacteriana e  animal
Profª Terezinha







                     




7º anos - Construindo os fósseis 




                      





Profª Terezinha-Construção de Terrários

Com os 6ºs anos construindo Terrários no Laboratório de Práticas Experimentais

construção de terrários












ELETIVA HORTA   
MARIA TEREZINHA E MARIA CREUZA / PARCERIA UNIMAR













































            HORTA LITERÁRIA- PROFª MARIA TEREZINHA













 






                                           Maquete - Profª Terezinha


























                 PRÁTICAS EXPERIMENTAIS

RESPIRAÇÃO E O NOSSO DIAFRAGMA - 
7ª SÉRIES - PROF MARIA TEREZINHA

































      Práticas experimentais - Professora Maria Terezinha
          Aula: Digestão das proteínas

































   



                                   




                              Práticas experimentais - Profª Priscilla - 9ºs anos

                                      Aula:  Digestão de proteínas










Práticas experimentais - Prof Priscilla
Aula: Indicador de pH das substâncias













Nenhum comentário:

Postar um comentário