Apresentação dos trabalhos de Iniciação Científica na FAMEMA
PROJETO HORTA DE TEMPEROS-Profª Terezinha- 6º anos A/B
A construção de uma horta de temperos utilizando garrafas PET no ambiente escolar, buscando promover um espaço verde e a relação coletiva que visam noções de sustentabilidade e de educação ambiental. O projeto consiste em fazer com que os alunos conscientizem-se na reutilização de materiais recicláveis produzindo uma horta de temperos, verificando a importância das plantas na Terra, o processo da fotossíntese, conhecer os nomes científicos dos temperos através de pesquisa feita pelos alunos, conhecer um pouco sobre o poema Terra da escritora Cora Coralina e conhecer o método de plantio. Foi possível observar que os
objetivos foram atingidos, de maneira que a conscientização ambiental foi
despertada nos alunos, os quais se habituaram a preservação e ao respeito à
natureza, construindo hortas em espaços pequenos e utilizando materiais recicláveis em suas casas.
PROJETO LEITURA COM A COMUNIDADE - PARTICIPAÇÃO DOS PAIS
O projeto de leitura tem como objetivo destacar a importância do hábito de leitura, valorizando-a fora do ambiente escolar, como em suas casas. Os pais poderão comentar quem os estimulou a leitura, contando um pouquinho sobre os livros que já leram e despertando esse interesse, reforçando a relevância da leitura.
PROJETO SEMEANDO A LEITURA - REVISTA CIÊNCIAS HOJE ATIVIDADE DO DIA 08/11/2018- 8º A/B/C
O projeto Semeando a Leitura- Ciências Hoje está levando a ciência e a leitura aos alunos da escola, com textos ou experimentos produzidos a partir da leitura acrescidos de curiosidades que os mesmos ainda desconheciam. Objetiva-se, com isso, expandir o conhecimento científico e ressaltar importância da leitura para a formação intelectual e social dos alunos, a fim de torná-los aptos a interpretar as informações difundidas e além disso construir gráficos, tabelas e vídeos com as informações que possuem. Assim, torna-se possível o desenvolvimento do prazer pela leitura, culminando no melhor aproveitamento intelectual e, consequentemente, um maior aprendizado, ajudando-os a formar opiniões e a expressá-las.
PROJETO DE LEITURA "ESQUEÇA UM LIVRO" ASSIM O CONHECIMENTO SE ESPALHA
Objetivo: Incentivar os alunos 6º anos ao 9º anos a competência leitora e escritora para que possam apoderar-se dos conhecimentos e senso críticos levando-os a melhor se relacionar com o mundo que os cercam.
Painéis de leitura científica
A competência leitora e a escrita é muito importante para a
formação dos educandos ingressar no trabalho e continuar aprendendo a aprender.
Sua função comunicativa é essencial nas diferentes etapas de desenvolvimento e
principalmente permite a construção de significados aos educandos.
O ato de ler e escrever deve promover atividades criativas e
culturalmente produtivas. É importante ressaltar que o desenvolvimento dessas
competências essenciais do aluno, exige que se adote um currículo que rompa com
as práticas tradicionais e volte-se para a interdisciplinaridade, com conteúdos
e temas unificadores.
Segundo o Currículo do Estado de São Paulo, a diversidade de
textos concorre para o reconhecimento dos gêneros como expressões históricas e
culturais diversificadas, que vão se modificando ao longo do tempo. Hoje mais
do que nunca, as transformações tecnológicas podem atropelar o trabalho de uma
escola que se cristaliza em “modelos” estanques.
Nesse processo, é preciso focar não somente o potencial
cognitivo, mas também fatores sociais e afetivos, buscando associar os
conteúdos a elementos da realidade do aluno, pois essa contextualização ajuda a
imprimir significado e relevância aos conteúdos escolares.
Assim, uma aprendizagem significativa está relacionada à
possibilidade dos alunos aprenderem por múltiplos caminhos e formas de
inteligência, permitindo aos estudantes usar diversos meios e modos de
expressão. Ela visa a capacidade de compreensão do conteúdo, com elaboração de
atividades com caráter dinâmico que estimule o aprender.
Por fim, o
domínio da linguagem será atingido quando apresentar autonomia, acesso a
informações, a expressão de sentimento e o diálogo, necessários à negociação
dos significados e aprendizagem continuada (Currículo do Estado de São Paulo,
2012).
Dessa
forma, o presente projeto tem como objetivo incentivar a leitura científica nos
nonos anos e posterior apresentação da leitura em painéis educativos que
apresentem linguagem gráfico-visual para apreciação dos demais estudantes.
V Conferência infantojuvenil pelo Meio Ambiente
(Redigido pela professora Priscilla)
“Tudo o que
acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece
comigo. Então, eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida.
” Herbert de Souza, o Betinho
A conferência é uma ação de educação ambiental
que busca estimular processos dialógicos e participativos, enfatizando a
importância da ação coletiva e da atuação em rede. É um processo democrático e participativo
nas escolas, que reúne estudantes, professores e comunidade escolar para
dialogar e refletir sobre as questões socioambientais, para elaborar um projeto
de ação com o objetivo de transformar sua realidade e escolher representantes
que levam adiante as ideias acordadas entre todos. A Conferência na Escola é um
processo pedagógico e não apenas um evento. Isso quer dizer que é preciso
pensar e planejar as atividades para o antes, o durante e o depois, pois a
Conferência não acaba no dia de sua realização, ela é um compromisso com as
ações coletivas assumidas em prol da sustentabilidade no ambiente escolar.
Objetivos:
·
Para que a comunidade escolar realize processos
educativos por meio da mobilização e da participação social, sobre a dimensão
socioambiental da água;
·
Para promover um processo permanente de
educação ambiental na escola, em conformidade com as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Ambiental;
·
Para que a comunidade escolar realize diálogos
sobre as questões relacionadas ao tema;
·
Para estimular a inclusão de propostas de
sustentabilidade socioambiental no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola;
·
Para incentivar as escolas e comunidade a
constituírem e dinamizarem as Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida -
COM-VIDA nas escolas;
·
Para que os participantes possam ouvir, falar,
divulgar as suas ideias e ações;
·
Para que os/as estudantes exerçam o direito de
participar da construção de um presente e de um futuro sustentável para sua
escola, comunidade, município, região, país e planeta;
Conteúdos:
·
A comunidade e meus espaços de participação
(adaptação da SA1- Caderno de Protagonismo Juvenil)
·
A situação da água na escola e na cidade de
Marília
Habilidades desenvolvidas:
·
Exercitar a linguagem
oral e escrita através da produção de relatos
·
Exercitar a oralidade
através de roda de conversa
·
Exercitar a linguagem
visual, artística e escrita através da produção das atividades propostas
Atividades e Estratégias Desenvolvidas:
- As atividades de 2018 iniciam-se com o estudo da temática da V conferência infanto-juvenil pelo meio ambiente - Vamos cuidar do Brasil - cuidando das águas, com parceria nas aulas de ciências, Geografia e Projeto de vida.
- Palestra com a Química do DAEM
- Sensibilização com a dinâmica - Rio Dos Sonhos
- Após o estudo do tema os alunos iniciam uma roda de conversa sobre os problemas da escola e da comunidade em relação a água.
- Elaboração dos projetos na sala de aula e escolha dos delegados por grupo
- Apresentação dos projetos e escolha do projeto que represente a sala
- Organização e decoração do espaço para a realização da Conferência
- Apresentação dos projetos no dia da Conferência com votação aberta de todos os presentes (alunos, professores, pais e funcionários) e escolha dos delegados do meio ambiente na escola (alunos que representarão a escola nas outras fases da conferência).
- Avaliação coletiva do projeto realizado.
Palestra com a Química Denise(DAEM)
Dinâmica Rio dos Sonhos
Objetivo: Conscientização sobre o uso consciente da água
Projetos elaborados
Dia da Conferência
FEIRA DE CIÊNCIAS 2017
PROJETO DE LEITURA E PESQUISA CIENTÍFICAS - PAINÉIS - PROFESSORA PRISCILLA
- 8º ANO - CIÊNCIAS HOJE
- 9 º ANO - VOCÊ SABIA?
PROJETO - HORTA LITERÁRIA 2017 - 6º ANOS A/B- PROFESSORES: MARIA TEREZINHA, ELEANA, CARLA, E ROSELI
PROJETO - SEMEANDO A LEITURA 2017 - PROFESSORAS TEREZINHA, ELEANA, ROSELI E JOSIANI. 7ºs ANOS
PROJETO- HORTA LITERÁRIA- 2016
Profªs Terezinha, Roseli, Carla, Eleana e Rosangela
PROJETO- SEMEANDO A LEITURA-8º ANOS 2016
Profºs Terezinha,Priscilla e Elaine
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