PROJETOS












Profª Terezinha- 8º anos
Apresentação dos trabalhos de Iniciação Científica na FAMEMA
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    PROJETO HORTA DE TEMPEROS-Profª Terezinha- 6º anos A/B
A construção de uma horta de temperos  utilizando garrafas PET no ambiente escolar, buscando promover um espaço verde e a relação coletiva que visam noções de sustentabilidade e de educação ambiental. O projeto consiste  em fazer com que os alunos conscientizem-se na reutilização de materiais recicláveis produzindo uma horta de temperos, verificando a importância das plantas na Terra, o processo da fotossíntese, conhecer os nomes científicos dos temperos através de pesquisa feita pelos alunos, conhecer um pouco sobre o poema Terra da escritora Cora Coralina e  conhecer o método de plantio. Foi possível observar que os objetivos foram atingidos, de maneira que a conscientização ambiental foi despertada nos alunos, os quais se habituaram a preservação e ao respeito à natureza, construindo hortas em espaços pequenos e utilizando materiais recicláveis em suas casas.

    
              

 

 

                                    

                                                                                                                                                                                                                   
































PROJETO  LEITURA COM A COMUNIDADE - PARTICIPAÇÃO DOS PAIS
O projeto de leitura tem como objetivo destacar a importância do hábito de leitura, valorizando-a  fora do ambiente escolar, como em suas casas. Os pais poderão comentar quem os estimulou a leitura, contando um pouquinho sobre os livros que já leram e despertando esse interesse, reforçando a relevância da leitura.




                           PROJETO SEMEANDO A LEITURA - REVISTA CIÊNCIAS HOJE                                              ATIVIDADE DO DIA 08/11/2018- 8º A/B/C
O projeto Semeando a Leitura- Ciências Hoje está levando a ciência e a leitura aos alunos da escola, com textos ou experimentos produzidos a partir da leitura acrescidos de curiosidades que os mesmos ainda desconheciam. Objetiva-se, com isso, expandir o conhecimento científico e ressaltar importância da leitura para a  formação intelectual e social dos alunos, a fim de torná-los aptos a interpretar as informações difundidas e além disso construir gráficos, tabelas e vídeos com as informações que possuem. Assim, torna-se possível o desenvolvimento do prazer pela leitura, culminando no melhor aproveitamento intelectual e, consequentemente, um maior aprendizado, ajudando-os a formar opiniões e a expressá-las.




                                                                                                                                                                                                                              


         
  


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  
                                              
                                             



                                                                                                                                                                            PROJETO DE LEITURA  "ESQUEÇA UM LIVRO" ASSIM O CONHECIMENTO SE ESPALHA 
Objetivo: Incentivar os alunos 6º anos ao 9º anos a competência leitora e escritora para que possam apoderar-se dos conhecimentos e senso críticos levando-os a melhor se relacionar com o mundo que os cercam.  

















Painéis de leitura científica


A competência leitora e a escrita é muito importante para a formação dos educandos ingressar no trabalho e continuar aprendendo a aprender. Sua função comunicativa é essencial nas diferentes etapas de desenvolvimento e principalmente permite a construção de significados aos educandos.
O ato de ler e escrever deve promover atividades criativas e culturalmente produtivas. É importante ressaltar que o desenvolvimento dessas competências essenciais do aluno, exige que se adote um currículo que rompa com as práticas tradicionais e volte-se para a interdisciplinaridade, com conteúdos e temas unificadores.
Segundo o Currículo do Estado de São Paulo, a diversidade de textos concorre para o reconhecimento dos gêneros como expressões históricas e culturais diversificadas, que vão se modificando ao longo do tempo. Hoje mais do que nunca, as transformações tecnológicas podem atropelar o trabalho de uma escola que se cristaliza em “modelos” estanques.    
Nesse processo, é preciso focar não somente o potencial cognitivo, mas também fatores sociais e afetivos, buscando associar os conteúdos a elementos da realidade do aluno, pois essa contextualização ajuda a imprimir significado e relevância aos conteúdos escolares. 
Assim, uma aprendizagem significativa está relacionada à possibilidade dos alunos aprenderem por múltiplos caminhos e formas de inteligência, permitindo aos estudantes usar diversos meios e modos de expressão. Ela visa a capacidade de compreensão do conteúdo, com elaboração de atividades com caráter dinâmico que estimule o aprender.
Por fim, o domínio da linguagem será atingido quando apresentar autonomia, acesso a informações, a expressão de sentimento e o diálogo, necessários à negociação dos significados e aprendizagem continuada (Currículo do Estado de São Paulo, 2012).
Dessa forma, o presente projeto tem como objetivo incentivar a leitura científica nos nonos anos e posterior apresentação da leitura em painéis educativos que apresentem linguagem gráfico-visual para apreciação dos demais estudantes.
 


 









V Conferência infantojuvenil pelo Meio Ambiente

 (Redigido pela professora Priscilla)
“Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então, eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida. ” Herbert de Souza, o Betinho

A conferência é uma ação de educação ambiental que busca estimular processos dialógicos e participativos, enfatizando a importância da ação coletiva e da atuação em rede. É um processo democrático e participativo nas escolas, que reúne estudantes, professores e comunidade escolar para dialogar e refletir sobre as questões socioambientais, para elaborar um projeto de ação com o objetivo de transformar sua realidade e escolher representantes que levam adiante as ideias acordadas entre todos. A Conferência na Escola é um processo pedagógico e não apenas um evento. Isso quer dizer que é preciso pensar e planejar as atividades para o antes, o durante e o depois, pois a Conferência não acaba no dia de sua realização, ela é um compromisso com as ações coletivas assumidas em prol da sustentabilidade no ambiente escolar.

Objetivos:

·         Para que a comunidade escolar realize processos educativos por meio da mobilização e da participação social, sobre a dimensão socioambiental da água;
·         Para promover um processo permanente de educação ambiental na escola, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental;
·         Para que a comunidade escolar realize diálogos sobre as questões relacionadas ao tema;
·         Para estimular a inclusão de propostas de sustentabilidade socioambiental no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola;
·         Para incentivar as escolas e comunidade a constituírem e dinamizarem as Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida - COM-VIDA nas escolas;
·         Para que os participantes possam ouvir, falar, divulgar as suas ideias e ações;
·         Para que os/as estudantes exerçam o direito de participar da construção de um presente e de um futuro sustentável para sua escola, comunidade, município, região, país e planeta;

Conteúdos:

·         A comunidade e meus espaços de participação (adaptação da SA1- Caderno de Protagonismo Juvenil)
·         A situação da água na escola e na cidade de Marília

Habilidades desenvolvidas:

·         Exercitar a linguagem oral e escrita através da produção de relatos
·         Exercitar a oralidade através de roda de conversa
·        Exercitar a linguagem visual, artística e escrita através da produção das atividades propostas

Atividades e Estratégias Desenvolvidas:
  •          As atividades de 2018 iniciam-se com o estudo da temática da V conferência infanto-juvenil pelo meio ambiente - Vamos cuidar do Brasil - cuidando das águas, com parceria nas aulas de ciências, Geografia e Projeto de vida.
  • Palestra com a Química do DAEM
  • Sensibilização com a dinâmica - Rio Dos Sonhos
  •         Após o estudo do tema os alunos iniciam uma roda de conversa sobre os problemas da escola e da comunidade em relação a água.
  •        Elaboração dos projetos na sala de aula e escolha dos delegados por grupo
  •   Apresentação dos projetos e escolha do projeto que represente a sala   
  •  Organização e decoração do espaço para a realização da Conferência
  •          Apresentação dos projetos no dia da Conferência com votação aberta de todos os presentes (alunos, professores, pais e funcionários) e escolha dos delegados do meio ambiente na escola (alunos que representarão a escola nas outras fases da conferência).
  •        Avaliação coletiva do projeto realizado.
              Palestra com a Química Denise(DAEM)








 Dinâmica Rio dos Sonhos
Objetivo: Conscientização sobre o uso consciente da água

























Projetos elaborados 






















Dia da Conferência



























 FEIRA DE CIÊNCIAS 2017











































































































































































































































































































PROJETO DE LEITURA E PESQUISA CIENTÍFICAS  - PAINÉIS  - PROFESSORA PRISCILLA

  • 8º ANO - CIÊNCIAS HOJE
  • 9 º ANO - VOCÊ SABIA?












































PROJETO - HORTA LITERÁRIA  2017 - 6º ANOS  A/B- PROFESSORES: MARIA TEREZINHA, ELEANA, CARLA, E ROSELI 




  

                             


                                                                                                                                                          PROJETO - SEMEANDO A LEITURA 2017 - PROFESSORAS TEREZINHA, ELEANA, ROSELI E JOSIANI. 7ºs ANOS




























































 PROJETO- HORTA LITERÁRIA- 2016
Profªs Terezinha, Roseli, Carla, Eleana e  Rosangela                                                                                                                                         
















 

                                                   













                                                                                                                                                                                       
               PROJETO- SEMEANDO A LEITURA-8º ANOS    2016                                                
Profºs Terezinha,Priscilla e Elaine                  


 
                                         
                                                     
                                                                                       










PROJETO - SEMEANDO A LEITURA 9º ANOS - PROFESSORA PRISCILLA























 PROJETO - CIÊNCIAS HOJE -8º ANOS - PROFESSORA PRISCILLA



PROJETO - VOCÊ SABIA? 9º ANOS - PROFESSORA PRISCILLA






PROJETO - DENGUE 





















 




PROJETO - H1N1 -PROFESSORA PRISCILLA







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